AMIGOS REPARADORES

Reparadores do setor automotivo

HILUX 3.0 1KD-FTV E 2.5 2KD-FTV - DTC P 1601

Compartilhe
    LUIS - JAÇANÃ - SP

HILUX 3.0 1KD-FTV E 2.5 2KD-FTV - DTC P 1601

Mensagem por LUIS - JAÇANÃ - SP em 19/9/2014, 10:50

Marca: Toyota
    Modelo: Hilux
    Motor: 3.0 1KD-FTV e 2.5 2KD-FTV
    Combustível: Diesel
    Sistema: Injeção Diesel
    Fabricante: Denso

Problema: Luz da injeção acesa, potência do motor limitada - DTC P1601 - Falha no circuito de correção do injetor (EEPROM)

Retorno do Scanner: DTC P1601 - Falha no circuito de correção do injetor (EEPROM)

Histórico/Causa do Problema:

1 - Quando um injetor for substituído, o código de compensação do injetor deve ser registrado no módulo de controle do motor (ECM). Quando o ECM for substituído, todos os códigos de compensação do injetor devem ser registrados no ECM novo.

2 - Os códigos de compensação da injeção são exclusivos, compostos de 30 dígitos, e valores alfanuméricos impressos na cabeça de cada injetor. Se um código de compensação do injetor incorreto for registrado no ECM, o motor poderá trepidar ou a marcha-lenta poderá ser difícil. Além disso, poderá haver falha do motor e a vida do motor poderá ser reduzida.

O DTC P1601 é gravado quando ocorre a situação acima citada. Só é feito na concessionária mas se você desenvolver outro modo na concessionária você acelera o veículo entre 1000 a 3000 rpm umas 80 vezes, em seguida usa o aparelho de diagnóstico para codificar.

Solução

Realizar gravação dos códigos de compensação dos injetores no módulo de controle do motor (ECM)

Dica enviada por: Luizin Motors - GO

RECEBIDO POR E-MAIL DE CICLO ENGENHARIA
    MARCECAVEL

Re: HILUX 3.0 1KD-FTV E 2.5 2KD-FTV - DTC P 1601

Mensagem por MARCECAVEL em 20/9/2014, 21:05

Recentemente eu peguei uma 2.5 com essa falha , veio de outra oficina com esse p 1601, com falha no sensor do rail que tem estágios 6 pinos o ano dela era 2010 , motor 2.5. E ela não funcionava legal , mal segurava marcha lenta e ao acelerar morria motor descobri que o catalizador estava entupido mas foi por causa do sensor do rail com um dos estágios queimados. Como eu não tinha outro catalizador eu consegui limpar a fuligem pois não tinha derretido ainda, troquei o sensor do rail e ela voltou a funcionar legal mas esse código não consegui limpar da memoria. Tentei com um raster 2 fazer a codificação de novo e nada. Daí o dono dela levou ela foi pr a2 autorizadas e várias outras oficinas de outras cidades segundo ele até hj o defeito persiste, trocaram até o módulo e nada. Já ouvi uma conversa de um amigo que trabalha na bosch e ele disse que só se codifica com scanner toyota ano 2013 em diante que os bicos fabricados desde esse ano somente se codifica com essa aparelho mesmo o carro sendo 2010, na epoca ele não pode atender essa pickup.
    MARCECAVEL

Mensagem por MARCECAVEL em 20/9/2014, 21:05

Será que isso que ele disse procede mesmo???

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em 22/9/2014, 08:20

Sei nao eim... meu raster box ja fez isso de codificar bicos muitas x
    MARCECAVEL

Mensagem por MARCECAVEL em 22/9/2014, 21:19

Nessa época eu chamei um bombista que tem o Raster 2 e mesmo digitando e lendo os códigos que estavam nos injetores esse DTC 1601 não desaparecia.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 20/2/2018, 08:08